$type=grid$count=3$show=home

JUSTIÇA$type=three$count=3$show=home

BRASIL$type=grid$count=3$show=home


Touro de Ouro da B3 é considerado publicidade irregular e deverá ser removido

A irregularidade é passível de multa, a ser determinada pela Subprefeitura da Sé


 SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) da Secretaria Municipal de Urbanismo concluiu que a escultura Touro de Ouro em frente à B3 (Bolsa de Valores brasileira), na região central de São Paulo, é uma peça publicitária que foi instalada irregularmente, e que portanto deve ser removida do local.


A irregularidade é passível de multa, a ser determinada pela Subprefeitura da Sé.


Composta por representantes da sociedade e do municÍpio, a CPPU é o órgão da prefeitura responsável por fiscalizar intervenções na paisagem urbana que possam interferir na Lei Cidade Limpa.


O debate central sobre a peça tratou do caráter da obra, se é cultural -e, portanto de interesse público- ou uma peça publicitária. A conclusão foi que trata-se de publicidade e que foi instalada sem a devida autorização do órgão.


Ao avaliar a instalação, membros da CPPU criticaram o caráter publicitário da obra, associada a uma das marcas do seu idealizador, o sócio da XP e presidente da empresa de educação financeira Vai Tourinho, Pablo Spyer -também conhecido por apresentar o programa Minuto Touro de Ouro, na Jovem Pan.


Outros integrantes do conselho destacaram, porém, que a obra atraiu público para a região central, beneficiando o comércio, que havia sido muito prejudicado devido às restrições criadas pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19.


O debate dividiu a comissão, com cinco representantes votando pela retirada do touro, e quatro integrantes se posicionando a favor da permanência.


A B3 inaugurou na última terça-feira (16) a escultura que faz alusão à estátua do Touro de Wall Street, em Nova York, nos Estados Unidos -conforme destaca o próprio processo de solicitação para a realização da intervenção, segundo informou a CPPU na reunião desta terça.


O autor da obra instalada no centro paulistano, o arquiteto Rafael Brancatelli, afirma, porém, que a sua obra não copia a peça americana, que é de bronze e se chama "Charging Bull", que significa touro em investida ou touro que ataca.


Durante a reunião, Brancatelli ainda defendeu o caráter cultural da instalação e que ela possui interesse público, uma vez que cumpriu o objetivo de atrair visitantes.


A Subprefeitura Sé informou que aguarda a entrega do processo pela CPPU para definir a data da remoção da escultura e calcular o valor da multa a ser aplicada ao responsável.


A B3 informou, em nota, que a escultura Touro de Ouro possui autorizações vigentes dos órgãos municipais para sua instalação, requisitadas pela empresa Dmaisb Arquitetura e Construção, uma das integrantes do projeto.


"A empresa Dmaisb obteve alvará da Prefeitura de São Paulo, emitido pela Subprefeitura Sé (processo 6056.2021/0005279-8), com validade de 15/11/2021 (data em que a escultura foi instalada na rua XV de Novembro) a 15/2/2022", diz a nota da B3.


A B3 ainda afirmou que a obra possui "a autorização do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da Cultura para exposição em logradouro público, como evento temporário, durante o período de 1/10/2021 a 31/12/2021".


O arquiteto Rafaell Brancatelli, que é o responsável pela Dmaisb, disse que não poderia comentar o assunto nesta terça.


A XP não havia comentado até a publicação deste texto.


Estabelecida na gestão de Gilberto Kassab (2006-2012, PSD), a Lei Cidade Limpa regulamentou a publicidade nas ruas da capital paulista.


Outdoors e pinturas em fachadas que faziam propaganda de empresas e produtos passaram a ser proibidos e as placas e anúncios que identificam as atividades desenvolvidas em prédios e lojas passaram a ter normas rígidas quanto ao tamanho.


Em 2018, a prefeitura modificou a lei para permitir a instalação de painéis de LED no interior dos estabelecimentos que pudessem ser vistos por meio de vitrines voltadas para a rua.


"A Lei Cidade Limpa regula como qualquer coisa que tenha interferência no espaço público pode ser instalada", afirma a urbanista e administradora pública Camila Maleronka. Entre o que foi tipificado, está a propaganda.


A urbanista diz que, por ser uma área com vários edifícios históricos, qualquer intervenção deve ter, segundo a lei, uma análise de impacto na paisagem.

Comentários

Nome

BRASIL,8,CULTURA,4,ECONOMIA,16,ESPORTE,7,Exclusivo,2,FAMA,10,JUSTIÇA,5,LIFESTYLE,3,MUNDO,5,POLÍTICA,11,TECH,5,
ltr
item
Diário de Notícias As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo: Touro de Ouro da B3 é considerado publicidade irregular e deverá ser removido
Touro de Ouro da B3 é considerado publicidade irregular e deverá ser removido
A irregularidade é passível de multa, a ser determinada pela Subprefeitura da Sé
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj5DIU6fyhjoln8wPmCIrKkDXMeUKVR4hEbvBRqfKcgxMpnmwx9dlyI3R3grozVKWgBwn6foIVYDPcPnkU2aoq9e7ujDVjFrGcFZEdEhgR8xJqBtHJwvfD76lZEuko0JxxHQUJ4o_HlDunLV5ezAfz08ouDIMUNFo62QoUiZGnYsSPrUHzb7_EBqJ4K8Q=w400-h225
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj5DIU6fyhjoln8wPmCIrKkDXMeUKVR4hEbvBRqfKcgxMpnmwx9dlyI3R3grozVKWgBwn6foIVYDPcPnkU2aoq9e7ujDVjFrGcFZEdEhgR8xJqBtHJwvfD76lZEuko0JxxHQUJ4o_HlDunLV5ezAfz08ouDIMUNFo62QoUiZGnYsSPrUHzb7_EBqJ4K8Q=s72-w400-c-h225
Diário de Notícias As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo
https://www.diariodenoticias.org/2021/11/touro-de-ouro-da-b3-e-considerado.html
https://www.diariodenoticias.org/
https://www.diariodenoticias.org/
https://www.diariodenoticias.org/2021/11/touro-de-ouro-da-b3-e-considerado.html
true
1998030421484546283
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar